quarta-feira, 6 de maio de 2009

Cantaxantina


Não existem canários vermelhos naturalmente, para que fiquem dessa cor é necessário misturar na farinhada um corante chamado Cantaxantina, que "imprime" nas penas a cor vermelha. Porém não são todos os canários que podem ficar vermelhos, somente os chamados canários "com fator", que são canários de cor natural laranja.
Se por exemplo um canário amarelo comer cantaxantina, este ao invés de ficar vermelho, ficará alaranjado.



A Cantaxantina deixa até a gema do ovo vermelha, fazendo com que o filhote ainda no ovo já consuma o corante. Isso ajuda na formação de sua primeira plumagem vermelha.

Recém nascidos


Foto: apdcanari.com

Rouquidão

Ao comprar um canário em aviário ou petshop é fundamental verificar se a ave não apresenta rouquidão. Apenas observando o piado do canário ja podemos constatar se o mesmo esta com ácaros de traquéia, os responsáveis pelo sintoma asmático que impede a ave de cantar.
Segurando o canário na mão e escutando sua respiração o som emitido é semelhante a um apito. A solução mais eficaz para o caso é pingar uma gota de Ivomec Pour on na nuca da ave, em 2 dias os ácaros são exterminados e o canário volta a ter seu piado limpo. Se não for feito um controle, uma ave pode transmitir os ácaros para todas ao seu redor.

Como prevenção, evitar fornecer aos canários mistura de sementes daquelas que são vendidas por kilo em qualquer lugar, pois podem conter os ácaros. Para quem tem poucos canários a melhor alternativa é comprar aqueles pacotes fechados vendidos em supermercados, pois são sementes limpas.

terça-feira, 5 de maio de 2009

 
Criando Canários