segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sinais de que o casal esta começando a ficar pronto para o acasalamento


Uma das coisas mais satisfatórias de se criar canários é quando se aproxima a época de reprodução. Saber reconhecer os sinais do casal ajuda bastante no sucesso da criação, vou listar alguns que aprendi a observar ao longo dos anos:

Fêmea

Fêmea começa a bater as asas parada no poleiro (esse é um dos primeiros sinais)
Canária picando o papel do forro da gaiola, esse é um dos mais clássicos sintomas de que ela esta aprontando.
Piados incessantes e comunicação com outros canários.
Fêmea tentando arrancar penas de outros canários ou dela mesma. Forneça material para confecção do ninho, pois ela iniciará imediatamente a construção do mesmo.
Dilatação na região da cloaca, pegue a fêmea com a mão e assopre esse local, se estiver mais largo que o normal, ela já esta pronta e em poucos dias botará. (nesta etapa é fundamental que ela ja esteja com o macho na gaiola para evitar a postura de ovos brancos (sem gala).
Canária cantando, isso mesmo, algumas canárias ficam tão sedentas para iniciar o ciclo reprodutivo que chegam a cantar para chamar o macho. Essa possibilidade é mais rara de se encontrar mas existe.

Macho

O Macho quando esta pronto canta vigorosamente, esse é o sinal mais seguro de que o canário esta apto para ser colocado com a fêmea. Mas nem sempre o macho aceita a canária que gostaríamos, tem que existir uma afinidade entre os dois, caso contrário brigas acontecerão e a probabilidade de ovos não serem galados será maior.
Canário que não esta cantando na época de reprodução pode estar doente ou ter saído recentemente de uma muda de penas, se você notou no chão uma quantidade de penas acima do normal, terá que esperar mais até o canário ficar pronto, pois muda de penas e reprodução não combinam.
O Macho quando gosta de uma canária, alimenta a mesma no bico, ajuda na confecção do ninho e se por acaso for separado da canária, entra em surto e busca de todas as formas sair da gaiola em busca de sua companheira.
Um canário que não foi com a cara da fêmea que você colocou, pode até galar ovos mas terá uma postura agressiva e não ajudará nas tarefas do ciclo reprodutivo.

15 comentários:

  1. TENHO UM CASAL DE CANARIO QUE TEVE UM FILHOTINHO. DEPOIS DE 10 DIAS ELE APARECEU FORA DO NINHO MORTO.
    GOSSTARIA DE SABER O PORQUE?

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma canaria aqui quer estar cantando muito más ainda não juntei pós o macho está louco cantando e ela respondendo com cantos ele canta ela se abaixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o momento exato de juntar o casal.
      Ao colocá-los juntos, coloque também o ninho e material para confecção.
      Boa sorte

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É verdade que alguns machos ficam praticamente mudos depois de um acasalamento e e tiragem dos filhotes?

    ResponderExcluir
  5. É verdade que alguns machos ficam praticamente mudos depois de um acasalamento e e tiragem dos filhotes?

    ResponderExcluir
  6. Canário chobado e assim mesmo
    Wwwpocotom

    ResponderExcluir
  7. Tenho um casal de canários ,formei agora , tinha meu canário macho a tempo já ele canta muito bem , e tem os sinais que está pronto para reprodução , a canária comprei faz um mês ,o criador me disse e afirmou que ela estava pronta coloquei um do lado do outro , aínda não juntos , o macho canta vigorosamente e ela não vi nenhum sinal ainda sera que é um tempo de conhecimento entre os dois ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha canaria tá fazendo o ninho será que está pronta

      Excluir
  8. Meu canário há está pronto mas quando coloco junto a femia ele quer bater nela oq devo fazer??

    ResponderExcluir
  9. Meu canário não canta pk será mais ele e macho mesmo

    ResponderExcluir
  10. coloquei o casal na chocadeira mas estão separados, mas para surpresa minha, em dois dias na chocadeira a femea já colocou dois ovos. o que fazer?

    ResponderExcluir
  11. O meu belga macho tá pronto mais a fêmea ainda não mesmo assim juntei os dois.sera q vai dá certo?

    ResponderExcluir
  12. Tenho um casal de belgas que está num viveiro. A fêmea já faz uma semana que não sai do ninho. Será que tem ovos? O ninho é inacessível para eu ver se tem ovos ou não

    ResponderExcluir
  13. Tenho um macho q está pronto e a fêmea não está cada um de um lado da gaiola será q ela vai ficar pronta

    ResponderExcluir

 
Criando Canários